A castração é uma decisão muito importante para quem ama o animal, pois não é apenas uma questão de reprodução, mas também de saúde, prevenindo diversas doenças e problemas que os animaizinhos podem ter.
Hoje em dia é muito comum ouvirmos opiniões divergentes sobre castração. Muitos não sabem bem quais são as reais consequências dessa decisão. Por isso, fizemos um guia para explicar as mudanças que o procedimento causa, os tipos de cirurgia e como é o pós-operatório.
O que muda após a castração?
Se você não pretende optar pela castração do seu pequeno com outros cães para que ele tenha filhotes, o mais indicado é castrá-lo.
Castração de fêmeas
As mudanças são principalmente relacionadas à saúde:
Castração de machos
As mudanças após a castração costumam ser mais aparentes em seu comportamento. Com a remoção dos testículos, a produção de testosterona é drasticamente reduzida. A castração diminui a chance de comportamentos como:
Não se esqueça que é essencial você procurar uma clínica veterinária onde a cirurgia seja realizada com toda a segurança! Pesquise bem sobre o processo de anestesia, faça exames pré-cirúrgicos no seu cachorro e consiga todas as informações que puder do veterinário que vai realizar a castração. Tome todo o cuidado possível para garantir um procedimento tranquilo, indolor e benéfico para seu filho peludo.